quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tecnologias de informação e comunicação na educação

Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Maria Helena Curcino dos Santos
Data: 30 de junho de 2011
Tarefa 1.1


Tecnologias de informação e comunicação na educação

Antigamente quando as pessoas se formavam e comentavam que era um curso superior ficava subentendido que essa pessoa estava pedagogicamente completa no saber. Atualmente entende-se que ao terminar o curso superior o aluno tem apenas uma direção mais clara que deverá seguir para continuar aprendendo. O saber é ilimitado e um emaranhado de conhecimento em que uma aprendizagem se ramifica à outra e o indivíduo terá que estar sempre se aprimorando para estar a altura do cargo que ocupa em uma empresa. Por exemplo, quando o aluno aprende a operar os programas básicos do computador, logo terá que aprender como manter a máquina funcionando e depois a manutenção e trocas de peças e assim sucessivamente.
Os professores agora possuem realmente a missão de educar. Educar para que os alunos saibam ler, compreender e absorver apenas o que for necessário para sua aprendizagem. Ter autonomia para continuar a aprender durante toda sua vida, mesmo após a sua vida escolar, aprender para o trabalho, para a vida ou apenas para ocupar a mente, pois a cada período da vida se absorve as informações da forma que ela será relevante naquele momento da vida, ou seja, a cada fase que temos atribuímos em nossa mente o produto do conhecimento com uma compreensão que represente nossa realidade.
A escola atual não é mais a única detentora das informações, ela apenas ensina administrar e organizar o que o aluno recebe do meio, lógico que ainda se processa essa organização de forma lenta, pois normalmente a escola ainda é considerada depósito de pessoas ou creche, porque os pais saem para o trabalho e precisam saber que os filhos estão em segurança. Mas aos poucos essa realidade precisa mudar. A escola precisa se mobilizar para cumprir sua função com o indivíduo que é a de ensinar a aprender ao longo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.